A Secretaria do Trabalho e Assistência Social SETAS e equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo SCFV, CREAS e CRAS, tem contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias das Associações Rurais e moradores da zona urbana da cidade em situação de insegurança alimentar. E uma das ações neste sentido é a distribuição de peixes, que acontece quinzenalmente, através de uma parceria do CRAS com a colônia de pescadores e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na manhã desta sexta-feira (23) houve nova distribuição.A iniciativa atende a cerca de 500 famílias do município cadastradas em programas sociais, tais como, o Bolsa Família e que vivem em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. A distribuição do pescado nesta sexta, aconteceu na sede no SCFV. Segundo a coordenadora do CRAS, Josefa Martins, cada família recebeu dois quilos de peixe."Os moradores da zona rural recebem a doação de peixe através das associações rurais e os moradores da zona urbana na própria sede do SCFV", explicou Josefa Martins, acrescentando que há três meses, de 15 em 15 dias, o CRAS recebe 1.500 kgs de peixe através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e realiza a distribuição para essa população.A secretária de Assistência Social SETAS, Janaína Barros, afirmou que este programa firmado tem proporcionado a diversas famílias a oportunidade de ter uma alimentação saudável. Uma das exigências para ser beneficiado com a aquisição do peixe, além de comprovar baixa renda, é ter na família crianças, idosos, gestantes ou portadores de deficiência.Além de alimentar, o PAA também acaba estimulando as colônias de pescadores que vendem seu produto através da compra institucional, garantindo a doação para as famílias carentes. "O PAA é um incentivo à agricultura familiar e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, como o peixe. Esse é um compromisso também da nossa gestão, que aderiu ao programa e já percebe, nesses três meses, o quanto é benéfico para as pessoas essa iniciativa", destaca o prefeito Geraldo Moura.Sobre o PAACriado em 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento à fome e pobreza no país, bem como contribuir e fortalecer a agricultura familiar. Segundo a página da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Governo Federal, o PAA funciona da seguinte forma: parte dos alimentos é adquirida pela gestão diretamente do pescador ou agricultor familiar, do assentado da reforma agrária, de comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais.[gallery ids="4324,4325,4326,4328"]
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social SETAS e equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo SCFV, CREAS e CRAS, tem contribuído diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias das Associações Rurais e moradores da zona urbana da cidade em situação de insegurança alimentar. E uma das ações neste sentido é a distribuição de peixes, que acontece quinzenalmente, através de uma parceria do CRAS com a colônia de pescadores e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na manhã desta sexta-feira (23) houve nova distribuição.
A iniciativa atende a cerca de 500 famílias do município cadastradas em programas sociais, tais como, o Bolsa Família e que vivem em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. A distribuição do pescado nesta sexta, aconteceu na sede no SCFV. Segundo a coordenadora do CRAS, Josefa Martins, cada família recebeu dois quilos de peixe.
"Os moradores da zona rural recebem a doação de peixe através das associações rurais e os moradores da zona urbana na própria sede do SCFV", explicou Josefa Martins, acrescentando que há três meses, de 15 em 15 dias, o CRAS recebe 1.500 kgs de peixe através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e realiza a distribuição para essa população.
A secretária de Assistência Social SETAS, Janaína Barros, afirmou que este programa firmado tem proporcionado a diversas famílias a oportunidade de ter uma alimentação saudável. Uma das exigências para ser beneficiado com a aquisição do peixe, além de comprovar baixa renda, é ter na família crianças, idosos, gestantes ou portadores de deficiência.
Além de alimentar, o PAA também acaba estimulando as colônias de pescadores que vendem seu produto através da compra institucional, garantindo a doação para as famílias carentes. "O PAA é um incentivo à agricultura familiar e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, como o peixe. Esse é um compromisso também da nossa gestão, que aderiu ao programa e já percebe, nesses três meses, o quanto é benéfico para as pessoas essa iniciativa", destaca o prefeito Geraldo Moura.
Sobre o PAA
Criado em 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento à fome e pobreza no país, bem como contribuir e fortalecer a agricultura familiar. Segundo a página da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Governo Federal, o PAA funciona da seguinte forma: parte dos alimentos é adquirida pela gestão diretamente do pescador ou agricultor familiar, do assentado da reforma agrária, de comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais.
[gallery ids="4324,4325,4326,4328"]