Rede Municipal de Ensino realizou no último dia 11, o dia D Municipal da Educação Financeira.Na oportunidade, os alunos e alunas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental puderam vivenciar experiências lúdicas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades de planejar, poupar e investir com segurança e eficiência, princípios fundamentais na formação de cidadãos que lidam com responsabilidade com o dinheiro.A atividade é fruto de uma parceria da Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, com o Instituto Brasil Solidário, o qual ofereceu formação aos(às) educadores(as) e disponibilizou os jogos que são aplicados nas salas de aulas.Nas salas, os(as) professores(as), sob orientação das coordenações pedagógicas, inseriram as crianças no universo da educação financeira através do jogo piquenique. Desenvolvido especialmente para apresentar uma série de desafios que favorecem reflexões e escolhas conscientes, o jogo permite que brincando, interagindo e analisando possibilidades os participantes amadureçam no sentido da relação com o seu dinheiro.Além da utilização do jogo e de forma criativa e divertida os(as) alunos(as) puderam vivenciar na prática diversas experiências significativas. Muitas turmas tiveram oportunidade de realizar aulas de campo em estabelecimentos comerciais locais e outras montaram mercadinhos dentro das salas de aula possibilitando a construção de diálogos, a realização de reflexões e tomada de decisões.A realização do dia D da Educação financeira favoreceu, também, para que outro importante tema tenha sido proposto, o meio ambiente. Preocupados(as) com os problemas ambientais que marcam nosso planeta nos dias de hoje, alguns(as) professores(as) levaram informação e conhecimento, promoveram debates e realizaram uma atividade prática,usando material reciclável diverso e para incentivar o hábito de poupar e planejar os(as) alunos(as), construíram cofrinhos.A experiência mostrou-se bastante pertinente, tendo em vista o engajamento e as devolutivas dos(as) alunos(as). Relatos dos(as) professores(as) e coordenadoras corroboram para o quanto a metodologia é relevante e o quanto pode contribuir para a formação de sujeitos mais racionais ao lidar com suas finanças.
Rede Municipal de Ensino realizou no último dia 11, o dia D Municipal da Educação Financeira.
Na oportunidade, os alunos e alunas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental puderam vivenciar experiências lúdicas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades de planejar, poupar e investir com segurança e eficiência, princípios fundamentais na formação de cidadãos que lidam com responsabilidade com o dinheiro.
A atividade é fruto de uma parceria da Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, com o Instituto Brasil Solidário, o qual ofereceu formação aos(às) educadores(as) e disponibilizou os jogos que são aplicados nas salas de aulas.
Nas salas, os(as) professores(as), sob orientação das coordenações pedagógicas, inseriram as crianças no universo da educação financeira através do jogo piquenique. Desenvolvido especialmente para apresentar uma série de desafios que favorecem reflexões e escolhas conscientes, o jogo permite que brincando, interagindo e analisando possibilidades os participantes amadureçam no sentido da relação com o seu dinheiro.
Além da utilização do jogo e de forma criativa e divertida os(as) alunos(as) puderam vivenciar na prática diversas experiências significativas. Muitas turmas tiveram oportunidade de realizar aulas de campo em estabelecimentos comerciais locais e outras montaram mercadinhos dentro das salas de aula possibilitando a construção de diálogos, a realização de reflexões e tomada de decisões.
A realização do dia D da Educação financeira favoreceu, também, para que outro importante tema tenha sido proposto, o meio ambiente. Preocupados(as) com os problemas ambientais que marcam nosso planeta nos dias de hoje, alguns(as) professores(as) levaram informação e conhecimento, promoveram debates e realizaram uma atividade prática,usando material reciclável diverso e para incentivar o hábito de poupar e planejar os(as) alunos(as), construíram cofrinhos.
A experiência mostrou-se bastante pertinente, tendo em vista o engajamento e as devolutivas dos(as) alunos(as). Relatos dos(as) professores(as) e coordenadoras corroboram para o quanto a metodologia é relevante e o quanto pode contribuir para a formação de sujeitos mais racionais ao lidar com suas finanças.