A Gestão Municipal de Soledade, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã de ontem (05/02) a abertura da XVIII Jornada Pedagógica do município, que segue até a próxima sexta-feira (07/02). O evento reúne autoridades, educadores e especialistas para debater práticas pedagógicas e estratégias para o desenvolvimento do ensino na Rede Municipal.
Com o tema "Ler/escrever
- Descobertas de si e do outro nas conexões socioculturais, digitais e emocionais", a Jornada propõe reflexões sobre o papel da alfabetização e do letramento na construção de uma sociedade mais inclusiva e conectada às novas demandas educacionais.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Miranda Neto, da primeira-dama e secretária Executiva de Desenvolvimento Humano e Social, Maria José Dionísio Miranda, da vice-prefeita Adriana Caetano, do presidente da Câmara de Vereadores, José Ribeiro de Oliveira Júnior, da secretária de Educação, Andréa Berto, da assessora técnica-pedagógica, Marta Suênia, da professora titular aposentada da UFCG, Silvia Roberta, e de outras autoridades.
Ministrando a palestra de abertura, a professora Silvia Roberta abordou o tema "Alfabetização, letramento e pertencimento: a construção de escolas e sociedades acolhedoras", ressaltando a importância de um ensino que valorize a diversidade e reforce o senso de pertencimento dos alunos.
A programação também contou com uma apresentação especial do Grupo de Flautas "Sentinela do Cariri", formado por alunos da rede municipal e coordenado por Wallisson França, com orientação do professor Matheus Cordeiro; Além da apresentação do calendário letivo e diretrizes operacionais para o ano, explanado Maria Adelma Jerônimo; e, por fim, da Avaliação Diagnóstica e Recomposição da Aprendizagem, prevista para ser aplicada no início do ano letivo de 2025, abordada pelo gerente regional de Educação e CEO da empresa G2 Soluções, Gabriel Gomes.
A XVIII Jornada Pedagógica de Soledade segue até a amanhã promovendo debates essenciais para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem no município.
PMS/ASCOM