Na tarde de ontem (05/02), a Jornada Pedagógica foi marcada por uma Mesa Redonda com quatro temas centrais, que orientaram o trabalho pedagógico de 2025. Sob a mediação do professor Álisson de Albuquerque, as discussões abordaram questões essenciais para o ensino contemporâneo.
Entre os palestrantes, estavam o Gerente Executivo de Desenvolvimento Escolar da Paraíba, Valmir Herbert Barbosa; a Gerente Executiva da Equidade Racial da SEMDH-PB, Jadiele Berto; a doutoranda em Ensino pela UFRPE, Josiane Medeiros; e o professor e especialista em Psicologia, José Carlos Xavier.
O primeiro tema, "Avaliação e Matriz Curricular alinhadas à BNCC", foi apresentado por Valmir Barbosa, que discutiu a importância de alinhar a avaliação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para assegurar uma educação de qualidade. Em seguida, Jadiele Berto abordou "Diversidade e Letramento Racial", destacando a necessidade de práticas inclusivas e afirmativas nas escolas.
Josiane Medeiros falou sobre "Educação na Perspectiva da Cultura Digital", ressaltando o impacto das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e a importância de formar alunos críticos diante do ambiente digital. E, por fim, José Carlos Xavier discutiu "Ética e Inteligência Emocional", enfatizando a relevância dessas competências para o desenvolvimento integral dos estudantes e a preparação dos professores para lidar com questões emocionais e éticas nas escolas.
Além das discussões enriquecedoras, os participantes da Jornada Pedagógica também foram contemplados com um sorteio de livros, incentivando a continuidade dos estudos e a ampliação do repertório pedagógico.
A Jornada Pedagógica de 2025 segue hoje com palestras sobre Educação Especial e oficinas para os profissionais da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Já amanhã, acontecerá o planejamento nas unidades de ensino.
PMS/ASCOM