Com a presença do prefeito Geraldo Moura Ramos, aconteceu na Estação Experimental de Pendência, o Primeiro Dia no Campo com produtores rurais do município de Soledade.O evento que tem à frente a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, trouxe para os participantes conhecimentos enriquecedores que podem ser aplicados na sua rotina diária.Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, vereador Licenciado Miranda Neto, o gerente da Estação Experimental, Dr. Leonardo Medeiros, o presidente da Câmara de Vereadores, Leno Garcia, os vereadores Bá de Osmar, Fátima Barros e Alexandre Nery, além do prefeito da cidade de Gurjão, José Elias.Um dia produtivo que que contou com os interesses dos produtores rurais, dos técnicos Agrícola em formação e outros afins, que visitaram as dependências e constataram as boas instalações dos setores compostos na Estação Experimental.Sob as orientações dos funcionários da EMPAER, Jorge Luiz, Alexandre Loureiro e Aderaldo Alcântara, o público presente aprendeu sobre o manejo sanitário, alimentar e nutricional, princípios de ordenhas e cortes especiais de carnes, entre outros.Na fala de Alexandre foi frisado o cuidado que deve-se ter em retirar o reprodutor de dentro do lote, para evitar interferência no cheiro do queijo. Um segredo ao conhecimento de todos sobre a qualidade dos queijos de leite de cabra produzidos naquela estação.O cuidado com a ordenha, com o leite limpo e com a retirada do primeiro jato do leite da cabra na caneca preta, para que o grumo identifique alguma irregularidade na saúde do animal, evitando contaminar toda a produção do leite, fazem parte do processo de produção de um leite de qualidade, que no destino final oferece um produto excelente: queijo de cabra.Para a demonstração dos cortes especiais de carne foram abatidos dois animais: ovino e caprino, de onde foram feitos 16 tipos de cortes por cada, mostrando que o valor do produto varia de acordo com o devido corte.O Primeiro Dia no Campo contou com a presença maciça de mais de 200 pessoas, que abdicaram de seus afazeres para trocar experiências e buscar conhecimentos.Uma oportunidade oferecida pela Gestão Municipal de Soledade que caminha lado a lado com o homem do campo, e que para sua realização contou com a colaboração e dedicação de todos os servidores que prestam serviços na Estação Experimental de Pendência, para os quais os gestores Geraldo Moura e Miranda Neto deixam seus agradecimentos.PMS/ASCOM
Com a presença do prefeito Geraldo Moura Ramos, aconteceu na Estação Experimental de Pendência, o Primeiro Dia no Campo com produtores rurais do município de Soledade.
O evento que tem à frente a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca, trouxe para os participantes conhecimentos enriquecedores que podem ser aplicados na sua rotina diária.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, vereador Licenciado Miranda Neto, o gerente da Estação Experimental, Dr. Leonardo Medeiros, o presidente da Câmara de Vereadores, Leno Garcia, os vereadores Bá de Osmar, Fátima Barros e Alexandre Nery, além do prefeito da cidade de Gurjão, José Elias.
Um dia produtivo que que contou com os interesses dos produtores rurais, dos técnicos Agrícola em formação e outros afins, que visitaram as dependências e constataram as boas instalações dos setores compostos na Estação Experimental.
Sob as orientações dos funcionários da EMPAER, Jorge Luiz, Alexandre Loureiro e Aderaldo Alcântara, o público presente aprendeu sobre o manejo sanitário, alimentar e nutricional, princípios de ordenhas e cortes especiais de carnes, entre outros.
Na fala de Alexandre foi frisado o cuidado que deve-se ter em retirar o reprodutor de dentro do lote, para evitar interferência no cheiro do queijo. Um segredo ao conhecimento de todos sobre a qualidade dos queijos de leite de cabra produzidos naquela estação.
O cuidado com a ordenha, com o leite limpo e com a retirada do primeiro jato do leite da cabra na caneca preta, para que o grumo identifique alguma irregularidade na saúde do animal, evitando contaminar toda a produção do leite, fazem parte do processo de produção de um leite de qualidade, que no destino final oferece um produto excelente: queijo de cabra.
Para a demonstração dos cortes especiais de carne foram abatidos dois animais: ovino e caprino, de onde foram feitos 16 tipos de cortes por cada, mostrando que o valor do produto varia de acordo com o devido corte.
O Primeiro Dia no Campo contou com a presença maciça de mais de 200 pessoas, que abdicaram de seus afazeres para trocar experiências e buscar conhecimentos.
Uma oportunidade oferecida pela Gestão Municipal de Soledade que caminha lado a lado com o homem do campo, e que para sua realização contou com a colaboração e dedicação de todos os servidores que prestam serviços na Estação Experimental de Pendência, para os quais os gestores Geraldo Moura e Miranda Neto deixam seus agradecimentos.