Nesta quinta-feira (06/02), a Jornada Pedagógica promoveu um dia de formação para os educadores, com palestra e oficinas que destacaram a importância da inclusão no ensino.
A programação teve início com a palestra "O PEI como um roteiro de Inclusão Educacional", ministrada por Ivana Rizzi, que abordou estratégias para a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) nas escolas.
Na sequência, foram realizadas oficinas temáticas para diferentes segmentos da educação básica, proporcionando reflexões e práticas pedagógicas específicas.
Para a Educação Infantil, a pedagoga Rute Araújo ministrou a oficina "Boas práticas de leitura e escrita na Educação Infantil
- passeios letrados pelo mundo imaginário da criança", incentivando estratégias lúdicas para o desenvolvimento da leitura e da escrita nessa fase inicial.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação foi conduzida por Ana Carolina Souza Aragão e Alexsandra Félix de Brito, com foco no letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Entre os temas abordados estavam a leitura de imagens, o uso de recursos essenciais na alfabetização e a importância dos jogos na resolução das operações matemáticas básicas.
Já para os Anos Finais do Ensino Fundamental, os professores participaram de uma oficina ministrada por Manuela Alves e Gleiton Hamony Cândido da Silva, que discutiu o reconhecimento e a valorização das identidades dos estudantes. As atividades foram divididas por áreas do conhecimento, explorando os temas "(Re)conhecendo identidades" e "(Re)descobrindo a potência que somos".
A Jornada Pedagógica 2025 segue até amanhã (07/02), se consolidando mais um ano como um espaço de troca e aperfeiçoamento para os educadores, reforçando a importância da inclusão e da inovação no ensino.
PMS/ASCOM